Associação Educacional Ambiental
RESGATE TOTAL
Tudo começa em 2000 com a perca do emprego de costureira da fundadora Francisca Rabelo, começou assim sua luta ajudando donas de casa desempregadas da região da zona leste de são Paulo se tornando assim uma catadora de “lixo”. No inicio as dificuldades eram grande, não tínhamos espaço adequado e nenhum tipo de material para manuseio dos resíduos, alem de lidar com os atravessadores que pagavam muito pouco pelo material comercializado. O lixo que todos jogavam nas ruas acabou virando sustento de nossas famílias que na época na maioria das vezes dependiam apenas disso, relata fundadora.
Em 2002 resolvemos nos organizar criando assim uma associação de catadores “Resgate Total”, se intitulando assim de fato e direito, ainda assim com as dificuldades, sem nenhum tipo de infraestrutura, onde acabávamos utilizando qualquer tipo de espaço em nossas casas (becos, Lages, corredores, cômodos, etc.) para armazenar os materiais, atraindo assim roedores, insetos e junto com eles doenças que colocavam em risco nossas famílias, mas que dependia daquilo para gerar o pão de cada dia.
Em 2005 conquistamos nosso primeiro espaço cedido pela CDHU, onde vimos a necessidade de se tornar não mas uma associação, mas sim uma cooperativa de catadores, “Fênix - Ágape” ainda sim era só uma de muitas conquistas que ainda estavam por vir.
Começamos então um trabalho porta a porta conscientizado a população de nosso bairro, explicando a importância para meio ambiente em fazer a reciclagem do “lixo”, com a ajuda de seu esposo que na época, avia perdido o emprego, colocaram seu único bem conquistado como muito trabalho um fusca, começando assim a fazer coletas nas ruas juntamente com os catadores que já trabalhavam na reciclagem, onde mantemos este trabalho por 3 anos garantindo o sustento de 12 famílias na época.
Depois de tanta luta e dedicação, uma amiga se comoveu com nossa situação e fez um vídeo mostrando nosso trabalho e dedicação em pro do meio ambiente, que levou para jornais e programas de televisão, despertado assim o interesse da mídia em mostrar nosso trabalho.
Então surgiu assim uma parceria com o Instituto Ressoar, programa de televisão da Record news com o apoio conseguiu o nosso convenio com a prefeitura de são Paulo e junto com isso a reforma de todo nosso espaço cedido pela CDHU, criando também a primeira sede da associação Resgate Total, deu espaço para a primeira Casa do Fazer projeto esse idealizado pelo instituto ressoar e associação, onde permite que a associação Resgate Total, juntamente com nossa cooperativa fazendo todo o trabalho de capacitação e conscientização e coleta porta a porta de toda nossa comunidade.
Em 2011 criamos nossa 1° filial no Ceará onde iniciamos a implantação de mais um projeto, uma espécie de banco ecológico já implantado em nossa sede em São Paulo, onde fazemos a troca de resíduos por conhecimento e benefícios a ideia e criar uma cultura de conta para poupança onde poupamos recursos naturais e financeiros elevando com isso a auto estima de nossos cooperados gerando renda, inclusão social dos menos favorecidos e preservação do planeta.
Em 2015 começamos a trabalhar com a logística reversa de grandes geradores dos órgãos públicos e privados de acordo com a lei de resíduos sólidos de n° 12.305. No mesmo ano fomos prestigiados com o premio Citibank melhores micro empreendimentos 2015.
Em 2016 contribuímos para a criação da primeira cooperativa de segundo grau de são Paulo onde nessa cooperativa, todas as cooperativas de são Paulo conveniadas com a prefeitura, participando assim da coleta seletiva em parceria com a rede verde sustentável.
Hoje contamos com 40 cooperados direto e cerca de 5.000 residências coletadas e mais 200 famílias beneficiadas indiretamente contamos também com a nossa primeira escola para filhos de catadores cadastrados em nossa entidade e sem falar dos benefícios que vários parceiros nos trás tanto para a cooperativa quanto para toda a população de nossa região.
A Fênix Ágape surgiu das necessidades de catadores e donas de casa que veem a reciclagem como um meio de vida e sustento para suas famílias, evitando assim danos ao meio ambiente, como a poluição dos rios e solos, ou até mesmo danos à nossa própria saúde, todos os resíduos que geramos devem ser devidamente tratados e descartados.
E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.
Os famosos lixões são totalmente prejudiciais ao meio ambiente pois o lixo é descartado sem o menor cuidado. Além disso, são perigosos para os adultos e crianças que acabam se expondo a várias doenças ao transitarem em busca de materiais para reciclagem. Para nossa segurança, é necessário que o lixo seja descartado da maneira correta.
Assim, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos nº 12305, de 02 de agosto de 2010, um marco na gestão de resíduos sólidos no país e sua última regulamentação, por meio de Decreto Presidencial nº 7404 de 23 de dezembro de 2010,
Mais do que reciclar o “lixo”, o que nos moverá nesses novos tempos é a possibilidade de trabalhar em consonâncias com as questões ambientais, de poder livrar nossos mananciais de lixo, de reduzir o impacto ambiental de produtos extraídos da natureza, de poder gerar mais postos de trabalho para a população carente. Enfim, o que nos moverá é o poder de transformar. Contribuir com um mundo melhor.
COOPERATIVA DE PRODUÇÃO, RECICLAGEM E COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
FÊNIX - ÁGAPE








